De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele mista é a mais presente entre as pessoas, se comparada aos tipos de pele seca e oleosa. Esse tipo se configura como aquela pele cuja zona T – fronte, nariz e queixo – e mais seca nas outras áreas. Por vezes, as pessoas de pele mista, podem ter poros bem dilatados, como também acne na região.
No entanto, assim como na pele seca e oleosa, a pele mista precisa de cuidados especiais para mantê-la saudável. Vamos conferir quais são?
Cuidados com a pele mista
Primeiramente é preciso dizer que para manter a pele mista saudável, o segredo está na limpeza. Na hora da higienização, prefira produtos de base natural – em gel, loção ou espuma – e que sejam suaves, evitando as versões em barra.
Outro ponto importante é a tonificação, já que ajuda a regular o pH da pele, abrindo os poros e, consequentemente, acalmando após a limpeza. Para isso, evite os que contém álcool na composição e priorize os a base de ingredientes calmantes, como a camomila e o extrato de hamamélis. Ou seja, priorize componentes que limpam sem irritar e ainda acalmam.
Não deixe a hidratação de lado! No caso da pele mista, o recomendado é usar hidratantes mais leves, em sérum ou gel, principalmente na zona T.
Vale lembrar que o uso de protetor e/ou filtro solar, em qualquer rotina de skincare diária ou noturna, é parte obrigatória.
Melhores ativos para a pele mista
Além dos dermocosméticos acima, há ainda princípios ativos e substâncias que podem contribuir para com a saúde, rejuvenescimento e cuidado da pele mista. As ceramidas, o ginkgo biloba, o chá verde, a Vitamina C e, sobretudo, o ácido hialurônico, fazem parte desse grupo e são ativos importantes para a saúde da pele.
Por possuir propriedades hidratantes, estimulantes e, em especial, conter alguns tipos de rugas – como o bigode chinês, por exemplo – o ácido hialurônico deve ser reposto por meio de dermocosméticos e os procedimentos injetáveis, tal como o preenchimento com ácido hialurônico.
Agende uma avaliação gratuita