De modo geral, o inverno é a estação do ano que mais divide opiniões. Há quem ame o frio, mas há também aqueles que odeiam. Independente de em qual dos lados você esteja, o fato é que todo mundo precisa adotar alguns cuidados com a pele no inverno, já que manter nossa rotina de skincare diária ou noturna nesse período, pode ser desafiador.
Com a redução da umidade e as baixas temperaturas do ar durante o inverno, a pele – em especial, a do rosto – se torna mais áspera, seca, além de sensível e propensa a lesões. Por esse motivo, separamos alguns cuidados necessários com a pele no inverno. Vamos conferir!?
Cuidados com a pele no inverno
Use um hidratante facial para o seu tipo de pele
Por ser uma das regiões mais expostas ao frio, o rosto precisa de cuidados especiais. Portanto, no inverno redobre a atenção com a sua pele:
- Pele seca – o hidratante precisa ser à base de ureia, aloe vera e óleo de amêndoas.
- Pele normal – opte pelos os que contenham ativos como vitamina A e E.
- Peles mista e oleosa – Use um hidratante oil free com textura em gel.
Proteja os lábios
Por ser mais fina e delicada, a pele dos lábios quando submetida ao frio e/ou baixas temperaturas, racha e resseca. Vale lembrar que umedecer os lábios com saliva não é recomendado, já que tende a ressecá-los ainda mais.
Hidrate e esfolie as extremidades
Aplicar o hidratante nas mãos, cotovelos e joelhos – regiões com poucas glândulas sebáceas – evita a perda de água. Além disso, é imprescindível uma esfoliação quinzenal nessas extremidades para remover células mortas.
Evite banhos muito quentes
Evitar banhos quentinhos durante o inverno pode ser muito bom para a saúde da sua pele e dos seus cabelos. Ao tomar banho com água quente, você remove excessivamente os óleos saudáveis da pele que a mantém hidratada, intensificando quadros de ressecamento, coceiras, dermatites e sensibilidade, especialmente quando não há uma rotina de hidratação para contrabalancear os óleos perdidos.
Agende uma avaliação gratuita